Prática Docente
Durante a minha trajetória de docente,a afetividade me auxiliou muito, principalmente por ser uma disciplina que possui muitos detalhes, muitos dos alunos que não gostavam da disciplina após algum tempo passaram a gostar. Em sala de aula, sempre estabeleço algumas regras, como também dou espaço para se expressarem. Da mesma forma que o professor pode auxiliar para o avanço do aluno, a ausência da afetividade pode desestimulá-lo no processo de ensino aprendizado.
Faço isso, pois durante toda minha vida de estudante, também fui influenciada pela afetividade com os professores, me sentia motivada a ler sobre suas disciplinas, tirar dúvidas, conversar sobre diversos assuntos, já com outros professores não, sendo que essa ausência me bloqueava, não permitindo compreender melhor a disciplina.
A afetividade pode ajudar a desenvolver o potencial que cada pessoa possui, estimulando suas possibilidades, diminuindo suas limitações e determinar o sucesso de um estudante na escola como também em sua vida futura. É o que Piaget, Vygotski e Wallon , tentam explicar com suas ideias, que a afetividade se torna uma forma facilitadora na aprendizagem e motivadora, para uma prática pedagógica diferenciada é necessário que este sentimento esteja presente para que as relações interpessoais contribuam de forma significativa.
O professor também deve estar motivado e ter uma boa relação com os alunos, pois ele diretamente influencia o estudante no processo de aprendizagem.
E para aproximar a escola com a realidade do estudante, o docente deve estar ciente que é emergente a inserção dos recursos tecnológicos em suas aulas, pois é uma ferramenta tecnológica que pode ser usada para auxiliar a condução do aluno na busca prazerosa da descoberta. Seja por meio de produções, jogos pedagógicos, pesquisas no laboratório de informática, como também o uso do datashow, câmeras fotográficas, celular, entre outros.
Digo isso pois durante a minha prática docente, o uso dessas tecnologias ja estão incluídas na metodologia aplicada para o trimestre, e sempre que apresentava um novo conteúdo, complementava o assunto utilizando um software, facilitando a assimilação do conteúdo pelos alunos.
Assinar:
Comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário